Atom para PHP devs
Vicente Martins
14/02/17

Recentemente resolvi mudar de editor, e na busca por uma ferramenta que ajudasse a desenvolver de forma mais prática e coesa, encontrei o Atom

Atom is a text editor that’s modern, approachable, yet hackable to the core — a tool you can customize to do anything but also use productively without ever touching a config file.

O Atom possui um gerenciador de pacotes que facilita muito a vida do desenvolvedor, o apm. Ações do tipo search, show e install são comandos possíveis com a utilização do apm.

Packages indicados:

  • PHP cs fixer: Uma força e tanto quando se trata de code standards. Com esse package, você pode configurar para, a cada instante que salvar o arquivo, o PHP-CS_Fixer checar o código e fazer as alterações no mesmo, fixando problemas com o CS.

  • PHP HyperClick: Indispensável para qualquer programador que ama seu mouse. É um package que depende de terceiros, mas que nem por isso perde seu encanto. A cada Key+click sobre uma classe, a classe abre em uma nova janela para você analisar o código da mesma.

  • Git Plus: Se você é um programador que usa o Git no seu dia-a-dia, esse é um package indispensável para facilitar a vida. O git plus minimiza a sua troca de telas para apenas fazer um commit de alguma alteração do código. Com ele, tarefas como git push e git commit -m 'Mensagem' são facilmente realizadas sem precisar sair do editor.

  • Merge Conflicts: Ainda na linha git do nosso post, outra boa pedida é o Merge Conflicts. Esse package se trata de uma ferramenta que facilita a entender a bronca que aquele merge está trazendo àquele dia lindo de trabalho, possibilitando através do próprio editor a verificação dos branchs e seus conflitos.

  • Markdown Preview: Se você utiliza ferramentas que usem Markdown como linguagem de marcação, esse é um package indispensável para você escrever suas docs ou posts. Como o nome já sugere, o package abre em uma janela separada, um preview de como seu texto está ficando (Inclusive estou abusando dele neste momento).

Bem, esses foram os packages que mais me chamaram atenção nesse curto período que venho usando o Atom como editor padrão. Caso futuramente eu encontre mais algum que vale a pena compartilhar, editarei sem medo esse post!

Tem alguma indicação de package para nós? Não se acanhe, compartilhe seus achados para facilitar a vida dos coleguinhas do lado.

Abraço e até a próxima.

comments powered by Disqus